O Coren-SE

O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE)  junto aos Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)  foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O Coren-SE é responsável, através de deliberações do Cofen,  fiscalizar e normatizar o exercício da profissão de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento à Lei do Exercício Profissional da Enfermagem nº 7.498/86.

Compete ao Coren-SE:

Deliberar sobre inscrição no Conselho, bem como o seu cancelamento;

– Disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Cofen;

– Executar as resoluções do Cofen;

– Expedir a carteira de identidade profissional, indispensável ao exercício da profissão e válida em todo o território nacional;

– Fiscalizar o exercício profissional e decidir os assuntos atinentes à Ética Profissional, impondo as penalidades cabíveis;

– Elaborar a sua proposta orçamentária anual e o projeto de seu regimento interno, submetendo-os à aprovação do Cofen;

– Zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam; propor ao Cofen medidas visando a melhoria do exercício profissional;

– Eleger sua Diretoria e seus Delegados eleitores ao Conselho Federal;

– Exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas pela Lei 5.905/73 e pelo Cofen.

MISSÃO:
Promover o desenvolvimento da Enfermagem, disciplinando regulamentando e fiscalizando o exercício profissional, primando pela aplicação da conduta ética, visando o bem estar da sociedade.

VALORES INSTITUCIONAIS

ÉTICA – Ter como Padrão conduta ações que busquem a verdade dos fatos,amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa.
LEGALIDADE – Observância e cumprimento à legislação vigente em todos os âmbitos de atuação do Coren/SE.
VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM – Fortalecimento da Enfermagem e dos profissionais, através de uma atuação efetiva, ética e socialmente responsável.
RESPEITO – Humanização do Coren/SE e promoção do respeito à diversidade.
PROFISSIONALISMO – Atuação Imparcial e equilibrada a instituição.
TRANSPARÊNCIA – Tornar visível os atos e resultados com linguagem clara e acessível.
COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO – Comprometimento de conselheiros e servidores com o Coren/SE.
EFICIÊNCIA – Atuar com foco nos resultados, fazendo mais em menos tempo, sem prejuízo da qualidade, em busca do cumprimento da missão institucional.
SUSTENTABILIDADE – Interação com o ambiente sem o comprometimento profissional dos recursos naturais para as futuras gerações.

FOCO –Reconhecimento como uma instituição forte que efetivamente registra os habilitados e fiscaliza o exercício profissional da Enfermagem.

VISÃO – Resgatar a credibilidade e a valorização dos profissionais de Enfermagem, sendo reconhecido como organização de excelência e referência no Sistema Cofen/Conselhos Regionais e
pela Sociedade.